
6 características de um bom síndico
Certas qualidades e atitudes facilitam o trabalho do síndico e tornam a tarefa de cuidar dos interesses dos condôminos de forma mais fácil e precisa.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com 6 características de um bom síndico, qualidades que fazem a diferença. Vamos lá!
1. Comprometimento
Um bom síndico é aquele que pensa no bem coletivo, se envolve com as necessidades e preocupa-se verdadeiramente com o bem-estar de seus vizinhos e demais condôminos. Isso é fácil perceber, acredite!
A principal vantagem desse envolvimento é ser respeitado e ter o trabalho reconhecido, evitar atrasos, antecipar a resolução de problemas e manter tudo em perfeito funcionamento.
2. Organização
Muitos documentos envolvem o dia a dia do síndico e de um condomínio. Ser organizado é uma característica importante, pois, você pode se perder com facilidade caso não saiba onde estão os comprovantes, contratos, etc..
Lembre-se: você precisa prestar contas. Deixar tudo organizado poupa seu tempo e garante mais precisão na elaboração do documento anual.
3. Transparência
Honestidade é um valor do bom síndico. Parece básico, mas muitos condomínios enfrentam esse grave problema: corrupção dentro do próprio prédio ou conjunto residencial.
Isso mexe com o bolso de quem paga a taxa do condomínio e afeta nas melhorias do prédio ou conjunto residencial.
Por isso mesmo, ser correto é fundamental, administre os recursos financeiros com responsabilidade e invista no que realmente importa, com transparência e seriedade.
4. Proatividade
Um bom síndico resolve os problemas antes que os condôminos comecem a reclamar. Por isso, a proatividade é uma característica vital para uma gestão de sucesso.
Essa qualidade evita as famosas ?conversinhas? nos corredores, afinal, você já resolveu os problemas, mostrou eficiência e rapidez!
5. Inovação
Você é ligado em novas tecnologias e atento para o que pode melhorar a vida de todos do seu condomínio? Muito bem, essa é uma característica importante de um bom síndico.
Preste atenção em soluções com bom custo-benefício, que tornem o condomínio mais seguro, moderno e um lugar melhor para se viver.
6. Boa comunicação
Um bom síndico é capaz de conversar com qualquer morador do condomínio, ouvir suas considerações, prosseguir com as soluções ou levar a discussão adiante.
Além disso, o responsável pelo condomínio deve ter uma boa dose de jogo de cintura. Afinal de contas, podem haver conflitos entre moradores e é preciso ter uma boa comunicação para evitar contratempos.