• Por
  • Esp
ABESE conquista inclusão das funções monitores internos e externos na CBO 31 de março de 2016

ABESE conquista inclusão das funções monitores internos e externos na CBO

Foto: Pavel Matousek /SXC

A ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) conseguiu, junto ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a inclusão das atividades de monitores internos e externos de sistemas eletrônicos de segurança, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), atualizada recentemente.

Com a atualização, as empresas de segurança eletrônica poderão identificar seus funcionários pelos códigos previstos na CBO para as funções de instaladores e mantenedores de sistemas eletrônicos de segurança, descritos como instalador de alarmes, instalador de alarmes residenciais; montador de sistemas eletrônicos de segurança, rastreador de satélites; monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno, monitor interno de alarmes e monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo, agente de vistoria de alarmes, monitor externo de alarmes e vistoriador de alarmes.

A inclusão é resultado do trabalho que a ABESE desenvolveu desde o final de 2014, interagindo com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio de diligências em Brasília (DF), indicando empresa, funcionários e observadores que contribuíram com os trabalhos de análise desenvolvidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), responsável técnica pela CBO.

Para a presidente da ABESE, Selma Migliori, essa conquista se trata de um marco fundamental para o segmento de Sistemas Eletrônicos de Segurança. "Essa inclusão representa o reconhecimento do papel desses profissionais e os distingue da categoria de vigilantes, cria também distinção entre o segmento de segurança eletrônica e o de vigilância", destaca a presidente.

O reconhecimento das atividades desenvolvidas por esses profissionais, finaliza Selma, "facilitará o esclarecimento de todas as partes interessadas, inclusive em relação ao enquadramento sindical, afastando de vez a confusão com os vigilantes".

Sobre a CBO - A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) tem a finalidade de identificar, descrever e reconhecer as atividades profissionais existentes em todo o país.

Sobre a ABESE - Em 2015, a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) completou 20 anos de atuação, é uma entidade empresarial de âmbito nacional e tem como missão fortalecer, capacitar e regulamentar o mercado de sistemas eletrônicos de segurança.

Matéria: Abese 

ABESE E PORTER

O Porter do Brasil, através da franqueadora, com sede em Florianópolis/SC, é associado à Abese, representando assim, todas as unidades Porter. Desta forma, os franqueados não precisam se credenciar novamente à entidade.

O gestor da franqueadora, Antonio Segatto, destaca a importância de fazer parte da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança. ''É imprescindível que empresas ligadas ao setor estejam unidas, buscando melhorias e conquistas aos empresários e trabalhadores do segmento'', frisa.