• Por
  • Esp
Administradora de Condomínio: uma alternativa para controlar a inadimplência 16 de dezembro de 2019

Administradora de Condomínio: uma alternativa para controlar a inadimplência

O síndico é e sempre será o representante do condomínio, é ele também o responsável por administrar todas as questões que envolvem o conjunto residencial, moradores, funcionários e parceiros. 

O dia a dia de um síndico pode parecer simples, mas não é. Além das atividades rotineiras e de relacionamento entre os moradores do prédio, existem muitas peculiaridades administrativas e jurídicas na rotina de um síndico. 

Um problema real é a inadimplência no condomínio, o assunto é delicado e requer cautela, mas também agilidade, pois o desenvolvimento do condomínio dependente da receita que entra mediante a taxa condominial. 

Uma alternativa inteligente para ajudar o síndico com o problema de inadimplência e em grande parte das suas atribuições é a procura pela parceria com Administradoras de Condomínio.  

Nesse texto vamos entender como uma Administradora de Condomínio pode melhorar a rotina de um síndico e ainda equilibrar as contas do mesmo quando o assuntos é inadimplência. Vamos lá? 

Organização das informações sobre os devedores do condomínio: 

Dependendo do tamanho do conjunto residencial controlar os moradores que estão em débito se torna uma tarefa praticamente impossível para uma pessoa apenas ,por isso a Administradora de Condomínio consegue controlar, organizar e deixar o síndico a par da situação de inadimplência dos moradores. 

Uma ação interessante é o envio de relatórios periódicos com o status de como andam as cobranças do condominio. Com essa medida o síndico consegue analisar a situação e projetar a evolução da cobrança para controlar a inadimplência.

Controle e cobrança das taxas de condomínio! 

Existe coisa mais chata do que cobrar um conta?  Ninguém gosta dessa situação e o síndico também não. Desta forma, como já mencionado, uma das atribuições mais importantes de uma Administradora de Condomínio é o gerenciamento da cobrança da taxa condominial.

As Administradoras de Condomínio contam com sistemas online de cobrança, que geram boletos e enviam para o e-mail de cada morador. Além disso o sistema ainda gera notificações de lembretes eletrônicos antes e após o vencimento. 

Todas essas ações estimulam o morador a arcar com o compromisso de pagar a taxa de condomínio, baixando assim os índices de inadimplência. 

Evite constrangimentos com os moradores 

Uma outra atividade da Administradora de Condomínio é a cobrança propriamente dita de moradores que estão em atraso com a taxa condominial. 

Esse processo é feito via e-mail ou por ligação telefônica, os profissionais de uma administradora de condomínio são treinados para levar a situação da melhor maneira possível, sendo mais assertivos na negociação e colhendo melhores resultados para o controle da inadimplência. 

Para o síndico deixar a responsabilidade de cobrança dos inadimplentes para a Administradora evita desgaste e constrangimentos com os moradores.

Apoio jurídico ao condomínio 

Muitas administradoras de condomínio contam com o próprio departamento jurídico ou possuem parcerias com escritórios de advocacia. A assessoria nesse quesito auxilia o síndico nos diversos assuntos do mundo jurídico, tais como: dúvidas judiciais, análises de contratos, ações judiciais e trabalhistas, entre outros. 

A atuação da administradora auxilia também nas ações de cobranças jurídicas com os moradores inadimplentes, com intuito de promover a negociação.  

Esperamos ter suprido as principais dúvidas sobre como uma Administradora de Condomínio  auxilia no controle da inadimplência. 

Acompanhe mais um de nossos conteúdos sobre gestão condominial clicando aqui.