
Como controlar a entrada de prestadores de serviço no condomínio?
Todo condomínio possui uma grande circulação de pessoas, não apenas de moradores, mas, também, de prestadores de serviço. Faxineiras, diaristas, eletricistas, técnicos de internet, são muitos os profissionais que necessitam adentrar no conjunto residencial para realizar suas atividades, tanto nas áreas comuns do condomínio, quanto nos apartamentos de cada morador.
Desta forma, você como síndico, juntamente com os outros membros da administração do condomínio, precisa criar um controle adequado de entrada e saída das dependências do local, para não colocar a segurança dos moradores em risco.
Uma falta de controle detalhado de quem entra e sai do condomínio dificulta a diferenciação entre um morador do prédio de uma pessoa mal-intencionada. Cabe a você, síndico, criar uma alternativa de controlar os acessos para evitar qualquer tipo de contratempo.
Sabendo da importância do controle de acesso, produzimos esse material para ajudar você, os moradores e administradoras de condomínios, em como gerenciar o fluxo de entrada e saída dos prestadores de serviço no condomínio.
Faça um prévio cadastro dos prestadores de serviço
A ação de cadastrar previamente todos os prestadores de serviço, frequentes ou não, é uma atitude muito importante para o controle do fluxo de entrada no condomínio. Você como síndico precisa criar alternativas para deixar este cadastro ágil e funcional, para não atrasar o acesso do prestador nas dependências do local.
Informações como:
- Nome do prestador de serviço;
- Empresa em que o funcionário trabalha;
- Documentação (RG ou CPF);
- Placa do veículo, caso precise usar a garagem do condomínio para estacionar;
- Unidade visitada, caso seja em um apartamento ou residência do condomínio;
- Horário de entrada e saída.
Todos estes dados precisam ser registrados para um controle eficiente que resulte na maior segurança dos moradores.
Agilize o controle de entrada, mas não esqueça da segurança
Para entrar no condomínio, o prestador de serviço precisa da liberação do morador, síndico ou zelador, seja uma prévia autorização ou não. Muitos condomínios falham nesse momento, por querer agilizar a entrada do prestador. Atenção redobrada nesse momento!
É preciso também ficar atento nos horários que o prestador de serviço tem permissão de adentrar no condomínio, ele precisa ter um motivo para acessar o local. Um montador de móveis, por exemplo, não pode ter permissão de entrada no prédio no período noturno.
Ações básicas como esta são vitais para segurança dos moradores e melhor administração do síndico.
Use a tecnologia para controlar acessos de prestadores de serviço
Muitos condomínios utilizam dispositivos e serviços modernos para controlar o acesso de prestadores de serviço. Essas ferramentas funcionam tanto para a entrada em edifícios quanto para condomínios residenciais.
Essa é uma forma de facilitar o gerenciamento dos prestadores e acelerar sua entrada no prédio, sem prejudicar a segurança. Por isso, essa já é uma realidade em todo o Brasil.
Vamos melhorar o controle de entrada e saída do condomínio?
Agora você já sabe algumas formas de controlar os acessos de prestadores de serviço ao seu condomínio. São algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença quando o assunto é a segurança dos moradores.
Como você viu, uma das alternativas é usar a tecnologia para controlar esses acessos de maneira simplificada e completa. É aí que muitos síndicos e moradores se interessam. Leia mais um de nossos conteúdos e acompanhe mais dicas de como gerenciar um condomínio para melhorar a vida dos moradores.