
COVID-19: como equilibrar as contas do condomínio pós pandemia?
O coronavírus mudou a forma de viver de todas as pessoas do mundo, além das consequências mais tristes como o número de vítimas, uma série de setores vêm sofrendo com o reflexo da pandemia.
Os condomínios, em seu sentido organizacional, são núcleos que também terão que se atentar em medidas preventivas e corretivas para manter suas contas em ordem, manter o bem-estar dos moradores e arcar com todas suas despesas.
Sabendo disto e dos desafios que síndicos e moradores poderão passar neste momento de pandemia do novo coronavírus, preparamos instruções importantes de como o seu condomínio pode se precaver ou aliviar as consequências reversas neste momento.
Uso do fundo de reserva para gastos emergenciais
Grande parte dos condomínios possuem em sua taxa condominial o fundo de reserva. Este valor é utilizado basicamente para custear as despesas extraordinárias, imprevistas ou emergenciais como, o reflexo da pandemia do novo coronavírus dentro do condomínio.
O síndico deve ter cautela, responsabilidade e transparência no uso desse valor neste momento.
Instrua os moradores sobre o racionamento de água neste momento de isolamento social
Muitos moradores não têm a consciência que com mais pessoas em casa em isolamento social, há um maior consumo de água nos apartamentos, um aumento do rateio entre os moradores e por consequência uma despesa maior para o condomínio.
Desta forma , além de controlar de forma mais rigorosa as despesas condominiais, o síndico precisa criar um consentimento entre os condôminos sobre a importância em economizar água neste momento de pandemia do novo coronavírus.
Informativos com medidas a serem tomadas, instruções sobre o uso consciente e comunicados digitais são algumas formas de conscientizar os moradores.
A economia de água, sem dúvida, é o gasto que o morador deve ter maior atenção, mas o uso do gás também pode ser posto em evidência, levando em consideração que é uma conta muitas vezes rateada também.
A tecnologia ao lado do condomínio no equilíbrio dos gastos
Optar por utilizar a Portaria Remota e o Controle de Acesso no condomínio é uma boa alternativa para diminuir os gastos neste momento de equilíbrio nas contas.
Estudos indicam que a Portaria Remota pode reduzir entre 50 e 70% dos gastos com portaria no condomínio comparado ao serviço de vigilância humana.
Além disso, com a solução de Portaria Remota e Controle de Acesso o condomínio fica livre de faltas, atrasos, atestados e passivos trabalhistas.
Investir na solução certamente auxiliará de forma significativa no equilíbrio das contas, principalmente nesse momento de pandemia e pós pandemia.
Saiba mais sobre a tecnologia e as outras vantagens da Porter clicando aqui.