• Por
  • Esp
One12 impulsiona evolução do Porter do Brasil 26 de junho de 2017

One12 impulsiona evolução do Porter do Brasil

O papel da gestão, seja ela financeira, de qualidade, de pessoas ou tecnologia, é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. Quando eficaz, ela define os rumos do negócio através da análise e compilação dos dados, proporcionando solidez e credibilidade e confiança na tomada de decisão. 

Para auxiliar empresas e gestores a crescerem com organização e planejamento, existe a startup One12 com sede em Campinas no estado de São Paulo. 

A ferramenta, utilizada pelo Porter do Brasil, mapeia e visualiza as áreas que são consideradas vitais para o funcionamento do empreendimento, como o planejamento, recursos humanos, marketing, vendas, compras, produção, serviços, administrativo e financeiro, contabilidade e jurídico, serviços de apoio, tecnologia da informação e gestão.

Cada área recebe o mapeamento de 12 pontos, ou seja, cerca de 144 itens críticos analisados profundamente. Para acompanhar o planejamento, a execução e cada etapa do processo, a One12 aplica a metodologia Go To Green - um sistema simples com as cores verde, amarelo e vermelho sendo que, ao alcançar a cor verde, uma área atingiu a excelência. 

Conforme o CEO da One12, Tarcio Lopes, essa ferramenta pode ser aplicada em empresas de qualquer porte e também em qualquer setor de atuação, afinal o grande objetivo é auxiliar apontando o que precisa ser feito para atingir a excelência em cada setor.  

O CEO da One12, Tarcio Lopes.

A One12 conta com consultores experientes e com vários anos de atuação no mercado.  Para mapear e configurar essas 12 áreas vitais, os profissionais levaram aproximadamente dois anos e após, começaram a aplicar os estudos em clientes, e cada vez mais tendo assertividade.

A partir de sua experiência, Tarcio destaca que as áreas de Produção, Marketing e Serviços são, em geral, as que mais têm fatores críticos. "Naturalmente as empresas acompanham melhor as áreas de compras, vendas e administração/financeiro por se tratarem de áreas mais fáceis de mensurar, por isso ao utilizar a ferramenta da One12 conseguem melhorar e serem mais assertivos em todas as áreas, obtendo bons resultados". 

"O Porter do Brasil eliminou boa parte de seus problemas de produção e de serviços, tornando-se uma empresa de excelência quando identificou e resolveu problemas relacionados à sua área técnica e que davam embasamento para as vendas", conclui Tarcio.