• Por
  • Esp
Por que controlar o fluxo de caixa é tão importante? 05 de dezembro de 2018

Por que controlar o fluxo de caixa é tão importante?

Síndicos são responsáveis por cuidar de um condomínio e serem transparentes com investimentos e recursos. É necessário controlar as finanças e mostrar em assembleia para onde foi o dinheiro. Por isso, síndicos de sucesso têm muito cuidado com o fluxo de caixa do condomínio.

Mas afinal, o que é fluxo de caixa condominial? É uma espécie de diagnóstico financeiro de um condomínio, de maneira geral em forma de planilha. Nesse documento, contêm todas as transações, datas e valores que envolvem a gestão do síndico. 

Esse histórico detalhado ajuda a justificar decisões importantes de gestão do condomínio: o que comprar, como economizar e o estado financeiro atual das contas.   

Continue lendo nosso conteúdo e descubra os benefícios que o controle financeiro do fluxo de caixa pode proporcionar sua gestão condominial. Boa leitura!

Organização com a prestação de contas

A prestação de contas é uma das atribuições do síndico. Para chegar nessa etapa com mais tranquilidade, é importante ser organizado e registrar tudo. Essa é uma das características de um síndico de sucesso.

Um bom controle de fluxo de caixa mantém tudo em ordem. Assim, você registra as informações de investimentos, gastos e o dinheiro que entra, tudo de forma ordenada e controlada! Lembre-se: um síndico organizado é um síndico tranquilo.

Identifique a realidade financeira do condomínio

Como estão as contas do condomínio? No vermelho ou equilibradas? Para agir com responsabilidade, antes de mais nada, um bom síndico precisa responder a essas perguntas.

Depois de ter noção da realidade das finanças do condomínio, será possível tomar medidas cautelares e inovadores para adquirir ou manter um fluxo de caixa condominial adequado

Assim, você saberá se pode investir naquela reforma que os moradores tanto esperam. Quem sabe até levar a inovação para o seu condomínio!

Corte de despesas desnecessárias 

Um síndico responsável analisa sua planilha de fluxo de caixa e toma decisões rápidas. Muitas vezes, existem gastos que podem ser evitados, sobrando mais dinheiro em caixa para o que realmente importa para o condomínio e seus moradores.

Com o controle detalhado e atualizado, analisar isso é muito mais fácil. Os gastos fixos e variáveis estarão diante dos seus olhos, você pode observar criticamente e cortar o que for necessário.

Transparência nas contas do condomínio

Algo que é muito chato para um síndico é andar pelos corredores sob a desconfiança dos vizinhos. Isso é bem comum quando as contas não são transparentes. 

Organizar tudo em um documento detalhado esclarece dúvidas e afasta suspeitas sob a sua gestão. Mostra organização e um trabalho bem feito, sensação incrível, não é mesmo?

Pronto para gerir melhor seu fluxo de caixa? 

Agora você já sabe a importância do fluxo de caixa para a gestão de um condomínio. Conhece os benefícios que síndicos organizados podem ter com a elaboração de um documento como esse. 

Existem muitos fatores que se não forem incluídos, podem afetar a qualidade do condomínio. Fique por dentro de como elaborar seu documento, leia mais um de nossos conteúdos: Como controlar o fluxo de caixa do condomínio.