
Sucesso na reunião do condomínio, dicas importantes para síndicos
Uma reunião de condomínio produtiva é fator importante para o bom relacionamento e vivência de todos os condôminos. E é papel do síndico, seja ele síndico profissional ou não, de gerenciar este encontro de forma adequada e atrativa, para que os moradores compareçam e estejam engajados em todos os assuntos que serão discutidos na assembleia do condomínio.
É seu papel como síndico manter a credibilidade e o bom relacionamento entre os moradores, mais do que administrar os assuntos financeiros do condomínio, um bom síndico precisa ter um contato harmônico com os moradores.
Essa relação precisa ser refletida também nas reuniões do condomínio, desta forma, aprenda agora dicas importantes para tornar este momento muito mais funcional, atrativo e produtivo.
Planeje a reunião condominial
Um bom planejamento na ata da reunião é de suma importância para assertividade do encontro. A assembleia de condomínio precisa ter muito bem definido o seu início, meio e fim.
A pauta precisa ter objetividade, saber ao certo organizar as prioridades da ata condominial é importante para o bom rendimento da reunião, não é mesmo?
Você precisa saber entender quais a prioridades atuais do condomínio e ordená-las a fim de atrair a atenção e promover interatividade, sempre objetivando o bem comum de todos os moradores.
Saiba expor suas ideias aos moradores
Ninguém nasce como um exímio orador, isso vem com o tempo. Pratique sua oratória, como se expressar em público. Se possível, pratique em frente ao espelho, com amigos ou familiares.
Procure prestar atenção aos sinais do corpo quando for expor uma ideia. Normalmente, as mãos tremem ou a boca fica seca, por isso, procure ter água próximo de você e segure algum objeto, uma caneta, por exemplo.
Cuide do ambiente da reunião condominial
Muitas reuniões ocorrem após o horário de trabalho dos moradores, muitos chegam cansados demais e dispersam facilmente. A solução de muitos síndicos é levar café, algumas balas ou biscoitos, para que todos renovem as energias durante a assembleia.
Assegure-se que a temperatura é agradável e tente conversar um pouco com os moradores que chegaram antes do limite do horário estabelecido. Evitar o silêncio alivia o nervosismo, torna você mais próximo de todos e a ter uma reunião de condomínio de sucesso.
Inove na apresentação
Muitas vezes você explica bastante, mas ninguém entende ou presta atenção em sua ideia. Talvez, inovar seja a melhor saída para mostrar o que você imagina para o condomínio.
Apresente um vídeo instrucional. Dessa forma, entender o que você está falando é muito mais simples e quebra um pouco da monotonia da reunião.
Dê voz aos condôminos
Um dos pontos que torna a reunião de condomínio atrativa é a participação dos moradores. A interatividade e o sentimento de fazer parte das decisões do edifício ou conjunto residencial são fundamentais.
Promover a participação de todos, dando voz aos participantes, faz da assembleia do condomínio um encontro mais produtivo.
Utilize a ata de reunião a seu favor, ela ajudará no direcionamento do encontro, mas é necessário saber identificar os principais conflitos que serão levantados pelos participantes no dia e assim reorganizar a ata quando necessário.
Por isso, assegure que todos tenham a liberdade para falar sobre o que acham interessante para o condomínio.
Pronto para uma reunião de condomínio?
Estas são algumas dicas simples que melhoram seu desempenho como orador e deixam as assembleias mais construtivas e menos cansativas.
Clique e leia mais um de nossos conteúdos, sobre Por que controlar o fluxo de caixa é tão importante?