Conheça 7 limitações das Portarias Remotas tradicionais que acabam com a paz nos condomínios e entenda por que a Portaria Porter é muito mais que Portaria Remota.
| Vamos direto ao ponto: Portaria Remota não funciona. Todo mundo já sabe.
As pessoas estão cansadas de se atraírem por promessas futurísticas e, no fim, acabar com ferramentas que geram ainda mais problemas às suas vidas.
A verdade é que hoje ela virou sinônimo de atendimentos demorados, problemas recorrentes e soluções difíceis de utilizar.
É por isso que ela ficou para trás e agora somos Portaria Porter: muito mais que Portaria Remota.
A mudança veio da análise interna de pontos que, tecnicamente, colocam a tecnologia da Portaria Porter em uma posição à parte das Portarias Remotas tradicionais.
E agora você também entenderá esses diferenças, livres de termos técnicos, e poderá decidir por si se Portaria Porter e Portaria Remota ainda são a mesma coisa.
7 razões para não contratar Portaria Remota
Portaria Remota não atende casos específicos
Você já ouviu sobre alguém insatisfeito com uma Portaria Remota que não resolveu o problema inicialmente motivador da contratação?
Se não, saiba que é bastante comum isso acontecer em condomínios que podem apresentar alguma necessidade muito específica.
Por trás disso, estão diversas empresas de Portaria Remota que vendem um mesmo sistema, desenvolvido por uma terceirizada, mas adaptado para suas próprias soluções.
Como elas terceirizam partes importantes da solução, não conseguem desenvolver alternativas quando algo foge do padrão é limitada.
O resultado é uma Portaria Remota engessada, que funcionará até certo ponto, mas não quando um caso for muito específico – e o problema aqui é que sempre surgirão casos específicos.
| Afinal, se você pensar, um condomínio é específico por si só.
Cada condomínio é único, com sua própria estrutura, regras e moradores, levando a situações específicas que geram problemas exclusivos.
| Para que você entenda bem, é como se essas Portarias Remotas fossem vendidas em pacotes pré-definidos, que permitem pouca ou nenhuma alteração.
Esse é um dos motivos que tornam a Portaria Porter tão interessante: é sem pacotes padronizados e com projetos exclusivos para cada cliente.
Antes da oferta da Portaria Porter, o condomínio recebe uma consultoria gratuita com um especialista que cria uma solução precisa junto com o cliente.: nem mais, nem menos.
Se algo não for atendido, a Porter pode encontrar ou desenvolver uma alternativa, já que toda a tecnologia é gerenciada por ela.
Ou vai dizer que você prefere uma Portaria Remota que não faça distinção alguma entre o seu condomínio e outros milhares “iguais” que ela “atende”?
Atendimento demorado e atrapalha mais do que ajuda
Outra queixa comum de quem contrata Portaria Remota são os atendimentos demorados.
Quem nunca esperou muito para entrar na casa de alguém porque o operador remoto precisava falar com o morador primeiro?
É irônico, porque a Portaria Remota, que era para acabar com os problemas na portaria, acaba gerando novos problemas.
| Vamos entender o porquê, mas antes esclarecemos algo que impacta diretamente nisso: a maior parte das empresas que vendem Portaria Remota não são empresas de Portaria Remota.
Esse é o tema do próximo ponto, mas agora é importante entender que a Portaria Remota é apenas um dos departamentos.
E isso significa que elas precisam dividir seus recursos, o que inevitavelmente impacta no núcleo da operação: a Base de Atendimento.
Uma dica útil para avaliar a qualidade do serviço de uma empresa de Portaria Remota é verificar a estrutura de sua Base de Atendimento.
Se fizer isso, verá que muitas empresas atendem condomínios demais com estruturas pequenas e com poucos operadores.
Em alguns casos, notará que os operadores são banalizados e substituídos de forma recorrente. Os sistemas também são terceirizados e dificultam o desempenho nos atendimentos.
No fim, verá que para essas empresas, a Portaria Remota é secundária e seus esforços estão em outro setor.
Para referência, a Portaria Porter prioriza a inovação na tecnologia, tem a maior base de atendimento da América Latina e utiliza o Monitoring, que também é desenvolvido e gerenciado pela Porter.
Os operadores são especiais para nós e recebem treinamentos constantes, além de serem orientados passo por passo pelo sistema, facilitando o atendimento e garantindo que mantenham um padrão de qualidade elevado e se desenvolvam.
Empresas não especializadas em Portaria Remota
Como falamos no ponto anterior, muitas das empresas que vendem Portaria Remota são, na verdade, empresas de segurança em geral.
Algumas dessas gigantes estavam no mercado antes da Porter surgir, oferecendo serviços como escolta armada, segurança patrimonial e limpeza – generalistas, por assim dizer.
Foi somente alguns anos após 2011, quando a Porter criou a tecnologia porque nada do que tinha no mercado atendia seus clientes, que passaram a incluir a Portaria Remota em sua gama variada de serviços.
| Uma empresa generalista tem prós e contras, assim como uma especializada. Um ponto forte desta é a capacidade de otimizar pontos específicos e economizar recursos, enquanto a outra pode atuar em várias frentes.
Porém, atuar em várias frentes limita a energia das empresas para inovar e se destacar em algo, devido à necessidade de dividir recursos.
Além disso, elas atendem muitos públicos: empresas, escolas, edificações abandonadas, etc. – e isso torna complicado entender a fundo as necessidades do cliente final.
A Portaria Porter, por exemplo, é totalmente focada em condomínios residenciais. Então, para nós, é muito claro o tipo de pessoa que usa nossas soluções. E estamos imersos em suas necessidades desde 2011.
Esse direcionamento total de recursos para desenvolver um produto específico, para um perfil de cliente específico, é a essência da capacidade de descobrir e lançar coisas novas em qualquer setor…
…o que nos leva à raiz do próximo problema com a Portaria Remota.
As soluções ficam paradas no tempo
Quando o foco de uma empresa está dividido entre muitas áreas, lançar grandes funcionalidades em seus produtos se torna bastante oneroso.
Isso não quer necessariamente dizer que eles não funcionarão, só que podem passar muito tempo sem atualizações que sejam realmente relevantes para o cliente final.
Tecnologias inovadoras requerem anos de pesquisa e desenvolvimento, algo inviável quando se lida com muitos produtos.
| A dinâmica que engloba esses dois tipos de empresas é a seguinte:
- Uma pesquisa seus clientes por anos, desenvolve inovações que atendam às suas necessidades e as incluem em seus serviços;
- A outra, aguarda novidades no mercado e começa movimentos para incluí-las e atualizar seus produtos.
O problema nisso é que, no longo ciclo por trás do primeiro caso, as inovações chegam prontas para uso, e no segundo, a pressa por não ficar para trás gera sérias consequências negativas – que falaremos no próximo ponto.
É essa capacidade única de dar foco à inovação que faz com que a Portaria Porter continue pioneira no setor, lançando recentemente inovações como:
Quem escolhe Portaria Porter é o primeiro a experimentar novas tecnologias – e só depois que estiverem funcionando!
Problemas técnicos recorrentes
Agora, esqueça por um segundo que estamos falando de Portaria Virtual para entendermos algo sobre tecnologia em geral.
Você já parou para pensar por que alguns sistemas funcionam tão bem enquanto outros têm tantos erros? Ou por que algumas empresas resolvem problemas com facilidade e outras demoram muito?
| Não chega a parecer que algumas delas não dominam completamente a própria solução? E é isso mesmo.
Lembra do porquê as Portarias Remotas não atenderem casos específicos? Pois é, usar sistemas de terceiros, que é o que dificulta a personalização, também torna difícil o gerenciamento.
Por exemplo, imagine que uma dessas empresas passa por um problema simples de rede e seus dispositivos perdem a comunicação. Se ela gerenciasse a própria tecnologia, seria simples de resolver, mas em vez disso, ela precisaria consultar outra empresa.
Isso pode ser rápido ou demorar muito, e no fim, o cliente final sentirá na pele um problema interno de integração de sistemas.
Empresas com tecnologia própria, como a Portaria Porter, também podem enfrentar problemas que exigem investigação adicional para encontrar soluções.
A diferença é que, nesse caso, o sistema estaria disponível para ajustes a qualquer momento, haveria controle sobre as prioridades e flexibilidade para medidas paliativas, o que é, na verdade, a única maneira de garantir que o cliente não fique sem auxílio.
Soluções aparentemente eficazes mas difíceis de usar
Depois disso tudo você já deve ter percebido que existe uma corrida entre as empresas de Portaria Remota. Só que ela não é pelo prêmio de melhor solução.
Na verdade, muitas empresas buscam oferecer soluções completas e competitivas, às vezes sacrificando passos importantes e resultando em versões que exigem ajustes.
Acontece que, quando uma nova funcionalidade chega ao mercado e outras empresas a descobrem, o processo de pesquisa, desenvolvimento e testes é invertido.
| É como se elas primeiro disponibilizassem uma nova funcionalidade e só depois pesquisassem, desenvolvessem formas de fazê-la funcionar e, no fim, delegassem os testes aos próprios clientes.
Parece que há uma preocupação maior em não ficar para trás do que gerar uma boa experiência, e é por isso que encontramos Portarias Remotas completas à primeira vista e problemáticas no dia a dia.
| Na Portaria Porter, a preocupação com a experiência final é tão clara que a própria tecnologia que criamos, que se tornou a Portaria Remota, veio depois de muitas pesquisas com clientes.
Cada novo condomínio passa por um processo de onboarding onde ensinamos a aproveitar ao máximo nossa solução, e nosso time de CS segue os acompanhando ao longo do tempo sempre que precisarem.
Se há alguém insatisfeito conosco, queremos entender o porquê. Talvez precise de ajuda para aprender a usar alguma funcionalidade, ou realmente falte alguma coisa que melhoraria a experiência final.
O ponto é que nos dedicamos muito à educação e experiência final do cliente, e não descansamos enquanto eles não estiverem satisfeitos.
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Empresas com conhecimento superficial do público
Muitas empresas vendem Portaria Remota hoje porque é um ótimo negócio que surgiu nos últimos anos.
Esse modo de gerir, direcionado às tendências e oportunidades do mercado, é oposto ao raciocínio da Portaria Porter, focado nas tendências do comportamento humano.
Para nós, uma empresa só conseguirá inovar e ser útil de verdade se estiver envolvida ao máximo na realidade em que você vive – e isso vai muito além da mera relação de prestação de serviços.
É por isso que a Porter se dedica a estar próxima de todos os indivíduos com qualquer tipo de envolvimento com condomínios residenciais e criar experiências que conectem clientes e não clientes, como as iniciativas a seguir.
>> Leia também: Inovações no condomínio: as 5 etapas da mudança
Imersão Disney para o Mercado Condominial
Você sabia que pode ganhar uma imersão na Disney com tudo pago pela Porter?
O Disney Magic Leader é um programa de imersão corporativa nos bastidores dos parques da Disney, lá em Orlando, para desenvolver líderes de vários setores.
Pois bem, a Porter, em parceria com o Instituto FOCO, lançou a Imersão Disney para o Mercado Condominial, pensando em elevar o nível das lideranças do setor e difundir o Modelo Disney de Excelência na administração dos condomínios do país.
E a melhor parte é que você pode garantir sua vaga com tudo pago!
Jornada Condominial
Mas não é preciso ir tão longe para viver uma experiência Porter – a gente vai até você.
As Jornadas Condominiais, eventos itinerantes feitos por todo o país, são a maneira Porter de democratizar conhecimento e lutar para que as oportunidades cheguem para o máximo de pessoas.
Nesses eventos, reunimos grandes especialistas regionais com quem vive nos condomínios, geramos oportunidades de negócios e, claro, ouvimos de perto os desafios que nos motivam a seguir inovando.
Em 2024 realizaremos 50 Jornadas ao longo do ano, das quais as interações com o público sempre nos elucidam o que é prático e realmente ajuda no dia a dia.
Então, depois de 50 cidades, mais de 6 mil pessoas e de garantir que entendemos tudo que o mercado pede naquele momento, convidamos você para uma experiência ainda mais incrível, na Ilha do Silício, em Florianópolis.
Porter Summit: A maior reunião do mercado condominial
É claro que guardamos para o final aquilo que representa o auge do compromisso da Porter com o crescimento do mercado e todos os envolvidos nele.
| O Porter Summit é mais do que o maior evento do segmento: é o hub de inovação oficial do setor.
Lá você será apresentado para seu próximo sócio, às tecnologias que revolucionarão o dia a dia nos condomínios e às oportunidades que sequer estavam no seu campo de visão.
Ele tem se tornado cada vez mais o ponto de encontro do mercado condominial, e recentemente alteramos o nome do Congresso, que era #SouSindico, devido a diversidade de participantes que vínhamos recebendo.
Isso também nos fez repensar na experiência que queremos proporcionar ao público. Então você, síndico, administrador de condomínio, advogado ou morador entusiasta de tecnologia: o Porter Summit é pensado e feito para você.
| O evento deste ano será dia 09/11/24 e receberá mais de 3 mil participantes no CentroSul, aqui na bela e mágica Ilha de Florianópolis.
A Porter já investiu astronômicos R$5 Milhões para garantir que você viva uma experiência temática mágica, repleta de tecnologia, e acumule conexões transformadoras.