Administradora de condomínios do futuro: os 12 mandamentos

Com os avanços tecnológicos no setor condominial e novas expectativas por parte dos moradores, a necessidade de adaptação para as administradoras de condomínio só cresce.  E à medida que o

Sumário

A administradora de condomínios do futuro e seus 12 mandamentos

1. Fuja do “aqui sempre foi assim”.

2. Saia já do operacional!

3. Busque parcerias estratégicas.

4. A roda já foi inventada, aproveite!

5. Seu cliente é SEU CLIENTE!

6. O gerente de contas do futuro é um consultor condominial

7. A inteligência Artificial é sua nova funcionária

  • Comunicar-se como se fosse o próprio Walt Disney;
  • Criar apresentações de alto impacto;
  • Realizar 500 pagamentos em um clique ou organizar e lançar contas no software da sua administradora! 

Sendo claro, ou você contrata essa funcionária – de graça! – ou você ficará fora do jogo.

8. Eduque o síndico morador.

A administradora de condomínios precisa educar síndicos moradores.

É preciso fornecer conhecimento, muni-los com conteúdos, criar cursos e fazer com que eles entendam suas responsabilidades. 

Hoje existem plataformas de cursos online que permitem personalizar a interface com a cara da sua administradora – lembre-se que eles são seus clientes!

Assim, você pode promover aulas regionais na plataforma em seu nome com os principais professores do país para o síndico assistir.

O que você ganha com isso? Muito. 

Um exemplo é a diminuição das dúvidas que chegam até você uma vez que o síndico tem onde buscar esse conhecimento.

9. Abra contas digitais para todos os seus condomínios – ou você vai morrer.

Ha! É verdade! O ganho de produtividade é muito alto com as contas digitais. 

Para entender melhor, olhe para a década de 80. Se você quisesse enviar um comunicado para um condomínio, um funcionário teria que datilografá-lo. Se ele errasse algo, precisaria recomeçar do zero.

E mesmo que tudo ocorresse bem, você precisaria esperar que o mensageiro fosse buscar o documento, depois levá-lo ao condomínio e entregá-lo em mãos ao responsável.

O que levava horas – ou dias -, hoje é feito num clique via WhatsApp ou email.

É, e tem gente que continua aprisionado à uma conta convencional. Se for o seu caso, cuidado para não ser tarde demais quando você acordar.

10. Faça parte da profissionalização do mercado

A administradora do futuro tem um setor na empresa de consultoria para o síndico morador. É isso mesmo que você leu. 

Hoje temos milhares de condomínios no país com síndicos moradores que estão há anos no cargo, mas nem sempre têm o conhecimento necessário para acompanhar as mudanças que têm acontecido. 

A partir de agora, a administradora de condomínios terá um papel fundamental com o surgimento desse novo setor, que dará todo o apoio a nível de consultoria – e cobrará por este serviço à parte.

11. Prepare-se para romper barreiras geográficas

Venho observando um movimento e creio que muito em breve a administradora do futuro expandirá sua atuação para outras cidades, licenciando síndicos profissionais como parceiros regionais. 

Mas é claro, a administradora que estará pronta para isso é a que fez todo o dever de casa no que diz respeito à sua digitalização.

12. A administradora do futuro tem uma vertical Imobiliaria

Com a chegada dos condomínios taxa zero e mistos, nasce uma nova oportunidade de negócio para a administradora do futuro. 

Isso porque muitos desses empreendimentos que possuem salas comerciais no térreo têm sido entregues com sua propriedade atreladas ao CNPJ do condomínio residencial. 

E quem você acha que irá administrar essas 15, 20 ou até mais salas comerciais? O síndico? 

Eu creio que não. Então coloque essa oportunidade no radar, porque esse é um movimento em expansão.

Administradora de condomínios, prepare-se para o futuro!

Tudo o que foi discutido aqui vem de muita pesquisa e observação tanto em viagens por todo o país quanto das tendências vistas no exterior.

São insights percebidos muitas vezes em outros segmentos e mudanças comportamentais da humanidade que refletem em todos os mercados, adaptados ao nosso. 

Para finalizar, aqui fica a minha reflexão: tudo é inovação, mas nem tudo é tecnologia. Às vezes você só precisa de ação, dar o próximo passo. 

E o primeiro é sair do seu quadrado, fazer dar certo na sua administradora de condomínios e mostrar que a sua cidade precisa de uma administradora do futuro que faça a diferença.

Odirley Rocha

Odirley Rocha

Diretor de relacionamento Porter; Especialista em inovação e futuro condominal; Professor em 6 faculdades e pós-graduação para o mercado condominal; Magic Leader

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